sexta-feira, 30 de abril de 2010

Aracne


Lídia, milhares de anos atrás.


Boa tarde, meus queridos mortais!


Tenho uma boa história para contar para vocês hoje, sobre uma antiga conhecida minha chamada Aracne. Lembro como se fosse ontem que a conheci.

Há mais ou menos cinco mil anos, quando eu estava trabalhando como cozinheira para o rei, Aracne fez um manto encomendado. Qualquer um que visse aquele manto não acreditaria que ela teria feito aquilo, pois era tão bem tecido, que muitos pensavam que tinha comprado em uma boutique de luxo e dado ao rei. Mas essa jovem realmente sabia tecer e fiar como ninguém!

  • Um dia, por curiosidade, mandei-a tecer um manto para mim, só que como não tinha muito dinheiro, porque o meu QUERIDO rei não pagava bem. Tive de dar a ela um rude velo de carneiro como tecido. Vocês acreditam que ela conseguiu transformar aquele pedaço se semi-lixo em um novelo de lã leve e fofa??

Bom, voltando para o rei, ouvi dizer que quando viu o manto ficou admirado com o trabalho que Aracne havia feito, elogiou a habilidosa costureira e disse que somente Atena seria capaz de fazer um manto mais lindo do que aquele. Aracne ficou tão nervosa com a declaração do rei, que desafiou Atena para provar qual das duas era melhor. A coitada não sabia que o poder dos deuses é muito maior do que qualquer um pode imaginar, e que ninguém deve desafiá-los.

Depois de algumas horas, fui dar uma caminhada para ver se achava Aracne para me contar esse babado da discussão com o rei. Quando chego em sua casa não acredito no que vejo:


  • Atena em carne, osso e luxo na minha frente! Queria muito pedir-lhe um autógrafo, porém pensei comigo mesma que minha querida mãe não havia pagado aquelas aulas de etiqueta por nada.


Sendo assim, me acalmei e mantive a postura. Fui em direção da porta de vidro e vi que Aracne realmente havia lançado um desafio para a Deusa. Pude escutar Atena falando que aceitava o desafio da costureira, e que cada uma faria uma tapeçaria, e que seres humanos e deuses escolheriam a melhor. Pensei na hora que eu seria um desses jurados, mas não fui. Precisei falar com meu psicólogo de Mykonos durante 2 horas, para poder superar o fato. Pelo menos consegui um camarote V.I.P. na disputa.


Tanto Aracne, quanto Atena, puseram-se a trabalhar. Seus dedos esvoaçavam sobre os fios, fazendo surgir em seus teares as mais belas cores e desenhos. A deusa escolheu os céus como tema. Ficou esplêndido seu trabalho. Quando ela estava acabando pude ver que começou a bisbilhotar o trabalho de sua rival. Acho que ela nunca ouviu que FALAR da vida dos outros é feio. Ainda bem que eu só ESCREVO sobre a vida dos outros.

O trabalho de Aracne era comparável ao de Atena; estava realmente ótimo. O tema que ela usou eram os feitos benéficos e maléficos dos deuses. Desenhou Prometeu, Ares, Hefesto e Afrodite. Atena quase se mordia de tanta raiva que tinha. Eu estava a ponto de dar-lhe um sedativo! No entanto, uma idéia pareceu vir-lhe à cabeça, o que a fez ficar um pouco mais confiante de si mesma e dizer à rival:

- Aracne, você provou realmente que tem habilidade. No entanto, não posso permitir que esta competição continue, pois jamais alguém ousaria declarar que uma simples mulher é mais habilidosa do que uma Deusa. Se você concordar, eu lhe concederei um dom.

  • Curiosa, e eu mais ainda, Aracne perguntou:

- Que dom é esse?

- Farei de você a melhor fiandeira do mundo. Ninguém poderá superá-la. Os fios produzidos por você serão os mais resistentes, embora mais finos do que seda. De manhãzinha, quando o chão estiver molhado de orvalho sua teia se cobrirá de diamantes cintilantes. Tecer sua teia fornecerá alimento para ti, e nunca sentirás fome. A geração posterior à sua terá os seus talentos também. Aceita esse dom, Aracne?

Aracne, nada boba aceitou, é claro. Com todas essas vantagens, quem precisaria ganhar na loteria? Mal ela sabia que quem levaria vantagem nesse acordo seria a Deusa, já que Aracne tornou-se uma aranha, com todos esses dons que conhecemos sobre o animal.

  • Acho que teria sido totalmente diferente a história se eu fosse uma das juízas!

Bom, por hoje é só, queridos mortais.

Teias de aranha para vocês,

Fofócate.