sexta-feira, 30 de abril de 2010

Perséfone e Hades


















Mundo Subterrâneo (Grécia), milhares de anos atrás.

Bom dia, ou melhor, boa tarde chuvosa!

Hoje vou contar a vocês uma fofoca que fará muitos ficarem de boca aberta. É sobre um dos irmãos de Zeus...

Depois de derrotar os titãs, os deuses dividiram o universo entre si (não me incluíram nessa divisão, mas eu deveria receber uma parte do Universo!). Zeus tornou-se soberano do céu e da Terra. Seu irmão, Posêidon, tornou-se senhor dos mares. E o nosso querido Hades, que é o centro desta fofoca, recebeu a profundeza da terra, o mundo subterrâneo, mais conhecido como inferno.

  • Nunca fui ao lar de Hades, porém ouvir dizer que era um lugar sombrio e muito solitário. Ainda bem que esta solidão não fez que eu recebesse nenhum convite para uma visita ao inferno, dispensaria o convite, é claro.

Foram poucas as vezes que vi Hades. Quando sentia-se sufocado, ansioso por respirar ar puro e ver a luz do Sol, ele atrelava quatro cavalos pretos a seu carro e dirigia-se a uma caverna sob o monte Etna que tinha saída para o mundo exterior. Somente assim via a luz do dia.

Lembro do quanto estava entediada, sem nenhuma fofoca para relatar, pois nada demais acontecia. Vi Hades chegando a um lugar que era totalmente oposto ao seu lar. Era um vale tranquilo e claro, cheio de natureza em volta. Eu queria algo para fofocar, alguma ação terrível de Hades, mas ele ficou deitado durante horas na relva e de vez em quando apanhava flores.

  • Acho que poderia usar aquilo como manchete de uma fofoca não tão grande e muito menos terrível: “Hades o deus das profundezas, colhendo flores”, mas não teria tanto impacto como alguns dos acontecimentos seguintes.

Pensava que somente eu e Hades conhecíamos aquele vale, mas estava enganada. Afrodite, deusa do amor, e seu filho, Eros, também pareciam gostar de passear naquele lugar. Quando vi os dois lá, desviei minha atenção para eles. Disfarçadamente, subi em cima da árvore onde ambos estavam descansando e pude escutar sua conversa. Eros discordava da opinião de sua mãe. Ela acreditava que ninguém resiste ao poder do amor, mas Eros disse que há uma pessoa que é imune ao poder do amor: Hades.

Concordo com Eros. Como uma criatura, onde só conhece a solidão iria conhecer o amor. Mas Afrodite discordava e pediu então o arco de seu filho e uma flecha, para provar que estava enganado. As flechas de Eros tinham um poder especial. Qualquer um que fosse atingido por elas, apaixonava-se imediatamente. Não acreditei em que Afrodite iria fazer. Ela ajustou a flecha ao arco, mirou seu alvo e atirou. A flecha cravou no coração de Hades.

Comecei ficar agitada com aquela situação, quase cai da árvore, para ver a reação de Hades. Ele estava confuso, olhando para o peito como algo estivesse acontecendo, algo estranho e novo. De repente começou a dizer que amava tudo, e quem ficou confusa fui eu! Hades um ser das profundezas da terra amando as árvores e as flores? Agora sim, concordo com Afrodite, ninguém é imune ao poder do amor. Depois de dizer que ama até a o Sol, ele avistou Perséfone, filha de Deméter, deusas das colheitas (agora vocês agricultores sabem com quem reclamar), e gritou AMO VOCÊ! Avançando com seu carro na direção da moça, elogiando-a. Ele a agarrou arrastando para o Inferno, ela tentou fugir, mas não conseguiu. Eu já não estava mais em cima da árvore, entrei em pânico. Nunca tinha visto esta face de Hades, apaixonado e seqüestrador. Queria contar para Zeus, Afrodite, e todos outros deuses, mas tenho certeza de se eu tivesse contado teriam roubado minha história.

Em estado de choque fui para casa caminhando rapidamente, e vi de longe Deméter, preocupada com algo, deve ser ou pela plantação que não está ta boa, ou pelo o pequeno fato de sua filha ter sumido.

Passaram-se alguns dias, e fui dar uma volta no Olimpo. Todos estavam comentando sobre o barraco que Deméter tinha aramado com Zeus para liberar a filha dela do Inferno. Curiosa fui obter mais informações sobre esse barraco. Um amigo meu que estava próximo de Zeus e de Deméter no momento, disse que Deméter ameaçou Zeus, falando que iria dificultar a vida na terra, em relação às colheitas. Fiquei assustada, imagina, se ela destruísse a vida na terra, como eu teria aquela cenoura que eu tanto gosto? Bom, parece que Zeus também ficou assustado e mandou Hermes seu mensageiro ir com Deméter até o submundo, tentar convencer trazer Perséfone de volta. Meu amigo soube da história até esta parte, o resto do babado eu teria de me informar.

Voltando para casa, encontrei Hermes, que me contou com detalhes a ida de Deméter ao mundo subterrâneo. Disse que quando Deméter viu Perséfone ela abriu os braços e gritou que vinha libertá-la do mundo das sombras. Hermes, perguntou se eu estava preparada para ouvir a bomba da história, eu preocupada, falei que se eu desmaiasse de susto se a bomba fosse grande ele me deveria um minotauro. Então ele falou: que Perséfone não queria voltar com sua mãe, e estava feliz no submundo. Realmente fiquei em choque, mais não desmaiei, e nem ganhei um minotauro. Contou que Hades foi super gentil som sua nova sogra (um fato que nunca vimos nem no mundo dos mortais e nem dos deuses), mas Deméter o tratou super mal, e queria sua filha de volta. Hades então ficou nervoso, o que deixou Perséfone chateada, e pensando nos sentimentos dos dois, de sua mãe e de seu novo amado, Perséfone propôs um acordo. Ela iria ficar seis sementes de romã, que seriam seis meses, com sua mãe; e outras seis sementes com Hades.

Quando Perséfone está com sua mãe, Deméter manifesta sua alegria de ter sua filha por perto, abençoando a terra, fazendo com que o mundo se encha de luz e calor. É o tempo de primavera e do verão. Depois que Perséfone vai embora o clima fica frio, as folhas caem, e fica chuvoso. O tempo é de Inverno e Outono. Hoje o dia está chuvoso, que indica que Perséfone está com seu amado no calor do Inferno. Acho que vocês mortais deveriam agradecer a Deméter, por ficar seis sementes de romã sem a filha. Imaginem se fossem seis caroços de abacate?

  • Tenham um bom dia, e andem com seus guarda-chuvas.

Fofocáte.